É muito comum me perguntarem o significado dos status das filas apresentadas nas transações SMQ1 e SMQ2.
Então, resolvi fazer essa publicação com base na nota SAP 378903 – Queue status in SMQ1, SMQ2 and table ARFCRSTATE.
Notem que muitos status fazem referências a outras notas SAP.
Vale a pena conhecer, também, a tabela ARFCRSTATE.
Vamos lá…
Dependendo da maneira como uma LUW – Logical Unit of Work (Unidade de Trabalho Lógica) é processada, uma fila de entrada ou a tabela ARFCRSTATE (tabela de status das LUWs no sistema de destino tRFC/qRFC) podem ter vários status.
Filas de Saídas
Os seguintes status são apresentados na transação SMQ1:
READY
A fila está pronta para transmissão. Esse status deve ser apenas temporário. No entanto, no seguinte caso, esse status também pode ser permanente: Uma fila foi bloqueada manualmente por meio da transação SMQ1 ou por meio de um programa e desbloqueada sem ser ativada ao mesmo tempo. Essa fila deve ser ativada explicitamente.
RUNNING
A primeira LUW dessa fila está sendo processada no momento. Se uma fila neste status travar por mais de 30 minutos, isso pode significar que o processo de trabalho responsável pelo envio dessa LUW foi encerrado. Nesse caso, você pode ativar esta fila novamente. Observe que ativar uma fila no status RUNNING pode fazer com que uma LUW seja executada várias vezes se essa LUW for processada no sistema de destino naquele momento. Portanto, recomendamos um tempo de espera de pelo menos 30 minutos antes de ativar a fila novamente.
EXECUTED
A primeira LUW dessa fila é processada. O sistema aguarda uma confirmação interna de qRFC do sistema de destino antes que outras LUWs sejam processadas. Se uma fila neste status travar por mais de 30 minutos, isso pode significar que o processo de trabalho responsável pelo envio dessa LUW foi encerrado. Em contraste com o status RUNNING, essa LUW atual foi definitivamente executada com êxito. Você pode ativar esta fila novamente sem problemas. O qRFC Manager excluirá automaticamente a LUW já executada e enviará a próxima LUW.
SYSLOAD
No momento da chamada qRFC, nenhum processo de trabalho DIALOG estava livre no sistema de envio para enviar a LUW de forma assíncrona. Um trabalho em lotes para envio subsequente já foi agendado (consulte a nota 319860 para obter mais detalhes).
SYSFAIL
Ocorreu um erro grave no sistema de destino enquanto a primeira LUW dessa fila foi executada. A execução foi interrompida. Quando você clica duas vezes nesse status, o sistema exibe um texto de erro. Você pode encontrar informações adicionais sobre esse erro no dump correspondente no sistema de destino (transação ST22). Nenhum trabalho em lotes está agendado para uma repetição e a fila não é mais processada. Informações da aplicação afetada são necessárias para resolver o problema. Consulte a nota 335162 para obter o texto de erro especial “conexão fechada”.
CPICERR
Durante a transmissão ou o processamento da primeira LUW no sistema de destino, ocorreu um erro de rede ou comunicação. Quando você clica duas vezes nesse status, o sistema exibe um texto de erro. Você pode encontrar informações adicionais sobre esse erro no syslog (transação SM21 – log do sistema), nos arquivos de trace dev_rd ou dev_rfc*. Dependendo da definição na transação SM59 para o destino usado, um trabalho em lotes é agendado para envio subsequente. O status CPICERR também pode existir nos seguintes casos, embora nenhum erro de comunicação tenha ocorrido: Uma aplicação qRFC descobre que uma LUW não pode mais ser processada devido a um erro temporário na aplicação e, portanto, chama o módulo de função RESTART_OF_BACKGROUNDTASK para solicitar ao qRFC Manger cancelar a execução desta LUW e repeti-la posteriormente, de acordo com a especificação na transação SM59. Nesse caso, o qRFC simula um erro de comunicação com o texto “Comando para tRFC/qRFC: execute LUW novamente.”. Se esse erro ocorrer com muita frequência, você deve entrar em contato com o administrador do sistema.
STOP
Nesta fila ou em uma fila genérica (por exemplo, BASIS_*), um bloqueio foi definido explicitamente (SMQ1 ou programas). Observe que o qRFC nunca bloqueia uma fila em seu processamento. Depois de informar a aplicação relevante, você pode desbloquear e ativar essa fila usando a transação SMQ1.
WAITSTOP
A primeira LUW dessa fila possui dependências para outras filas e, pelo menos uma dessas filas ainda está bloqueada.
WAITING
A primeira LUW dessa fila tem dependências para outras filas e pelo menos uma dessas filas contém outras LUWs com prioridades mais altas.
NOSEND
LUWs dessa fila nunca são enviadas, mas recuperadas por uma aplicação especial. Essas filas são usadas apenas internamente no SAP (BW ou CRM durante a comunicação com Mobile Clients). Mesmo que uma LUW tenha sido lida pela aplicação correspondente (BW, CRM), esse status não será alterado. Essa LUW será excluída da fila apenas se esta aplicação confirmar a coleta (possível confirmação coletiva). Sob nenhuma circunstância esse status deve ser redefinido usando a transação SMQ1 e a fila ativada.
NOSENDS
Durante a chamada qRFC, a aplicação determina ao mesmo tempo que a LUW atual não é enviada imediatamente. Isso é usado para depurar a execução de uma LUW por meio da transação SMQ1. Entre em contato com o responsável pela aplicação qRFC correspondente para esclarecer esse status, pois esse é um problema de programação ou configuração.
WAITUPDA
Esse status é definido se qRFC for chamado em uma transação que também contenha uma ou mais funções de atualização. Esse status bloqueia a LUW e, portanto, a fila até que a atualização seja concluída com êxito. Se esse status demorar mais que alguns minutos, verifique o status da atualização ou dos pedidos de atualização usando a transação SM13. Após uma atualização bem-sucedida, a LUW bloqueada é enviada automaticamente. Você também pode reiniciar as LUWs manualmente no status WAITUPDA sem uma atualização retroativa bem-sucedida (via transação SMQ1, Reset status, Activate queue). No entanto, para evitar possíveis inconsistências, você só pode executar esta ação após consultar o aplicativo qRFC (como APO, BW, CRM). Esse problema WAITUPDA pode ser evitado da seguinte maneira: Se chamadas de qRFC e chamadas de atualização ocorrerem dentro de uma transação, o qRFC deverá ser executado exclusivamente dentro da atualização. Nesse caso, o qRFC LUW é criado apenas após a atualização ser concluída com êxito.
ATENÇÃO:
Se você estiver usando as versões 4.0x, 4.5x, 4.6A ou 4.6B, e uma função de atualização com o tipo “collective run” existir em uma LUW, um erro no kernel poderá causar esse status. A fila também trava nesse caso. Este erro já foi corrigido com um patch do kernel (consulte a nota 333878).
VBERROR (aplica-se apenas às versões – Basis Releases – 6.20 ou superior)
Esse status é definido se qRFC for chamado em uma transação que também contenha uma ou mais funções de atualização. Esse status é definido se a atualização não puder ser executada devido a um erro. No monitor SMQ2, você pode ramificar diretamente para SM13 no nível LUW, clicando duas vezes na mensagem de erro, para determinar a causa do término da atualização.
RETRY
Durante a execução da LUW, a aplicação diagnosticou um problema temporário e usou uma chamada qRFC específica para solicitar ao qRFC Manager no sistema de envio que agende um trabalho em lotes. Este trabalho em lotes programa uma repetição após dois minutos. Você pode usar a definição na transação SM59 (opções TRFC) para suprimir esse trabalho em lotes.
ARETRY
Durante a execução da LUW, a aplicação diagnosticou um problema temporário e usou uma chamada qRFC específica para solicitar ao qRFC Manager no sistema de envio que agende um trabalho em lotes para repetição com base na definição da transação SM59.
ANORETRY
Durante a execução da LUW, o aplicativo diagnosticou um erro grave e solicitou ao qRFC Manager por meio de uma chamada qRFC específica para cancelar o processamento dessa LUW. Informações da aplicação afetada são necessárias para resolver o problema.
MODIFY
O processamento dessa fila está bloqueado temporariamente porque os dados LUW estão sendo modificados.
Filas de Entradas
Os seguintes status são apresentados na transação SMQ2:
READY
A fila está pronta para processamento. Esse status deve ser apenas temporário. No entanto, no seguinte caso, esse status também pode ser permanente: Uma fila foi bloqueada manualmente por meio da transação SMQ2 ou por meio de um programa e depois desbloqueada sem ser ativada ao mesmo tempo. Essa fila deve ser ativada explicitamente.
RUNNING
A primeira LUW dessa fila está sendo processada no momento. Se uma fila nesse status parar por mais de 30 minutos, isso pode significar que o processo de trabalho responsável pelo envio dessa LUW foi encerrado. Nesse caso, você pode ativar esta fila novamente. Observe que ativar uma fila no status RUNNING pode fazer com que uma LUW seja executada várias vezes se essa LUW for processada no sistema de destino naquele momento. Portanto, recomendamos um tempo de espera de pelo menos 30 minutos antes de ativar a fila novamente.
SYSFAIL
Ocorreu um erro grave no sistema de destino enquanto a primeira LUW dessa fila foi executada. A execução foi interrompida. Quando você clica duas vezes nesse status, o sistema exibe um texto de erro. Você pode encontrar informações adicionais sobre esse erro no dump correspondente no sistema de destino (transação ST22). Nenhum trabalho em lotes está agendado para uma repetição e a fila não é mais processada. Informações da aplicação afetada são necessárias para resolver o problema. Consulte a nota 335162 para obter o texto de erro especial “conexão fechada”.
CPICERR
Durante a transmissão ou o processamento da primeira LUW no sistema de destino, ocorreu um erro de rede ou comunicação. Quando você clica duas vezes nesse status, o sistema exibe um texto de erro. Para obter informações adicionais sobre esse erro, consulte os arquivos de trace dev_rd ou dev_rfc* no syslog (transação SM21 – log do sistema). sendo referido para dev_rfc*. Dependendo do registro desta fila (SMQR), um trabalho em lotes é agendado para repetição. Consulte a nota 369524 para obter o texto de erro “R/3 logon failed“. O status CPICERR também pode existir nos seguintes casos, embora nenhum erro de comunicação tenha ocorrido: Uma aplicação qRFC descobre que uma LUW não pode mais ser processada devido a um erro temporário na aplicação e, portanto, chama o módulo de função RESTART_OF_BACKGROUNDTASK para solicitar ao qRFC Manager cancelar a execução desta LUW e repeti-la posteriormente, de acordo com a especificação na transação SM59. Nesse caso, o qRFC simula um erro de comunicação com o texto “Comando para tRFC/qRFC: execute LUW novamente.”. Se esse erro ocorrer com muita frequência, você deve entrar em contato com o aplicativo correspondente.
STOP
Nesta fila ou em uma fila genérica (por exemplo, BASIS_*), um bloqueio foi definido explicitamente (SMQ2 ou programas). Observe que o qRFC nunca bloqueia uma fila em seu processamento. Depois de informar a aplicação correspondente, você pode desbloquear e ativar essa fila usando a transação SMQ2.
WAITSTOP
A primeira LUW dessa fila possui dependências para outras filas e, pelo menos uma dessas filas ainda está bloqueada.
WAITING
A primeira LUW dessa fila tem dependências para outras filas e pelo menos uma dessas filas contém outras LUWs com prioridades mais altas.
NOEXEC
Durante a chamada qRFC, o aplicativo determina simultaneamente que a LUW atual não é processada automaticamente, mesmo que a fila do QIN Scheduler (SMQR) esteja registrada. Isso é usado para depurar a execução de uma LUW por meio da transação SMQ2. Entre em contato com o responsável da aplicação qRFC correspondente para esclarecer esse status, pois esse é um problema de programação ou configuração.
RETRY
Durante a execução da LUW, a aplicação diagnosticou um problema temporário e usou uma chamada qRFC específica para solicitar ao qRFC Manager no sistema de envio que agende um trabalho em lotes. Este trabalho em lotes programa uma repetição após dois minutos.
ARETRY
Durante a execução da LUW, a aplicação diagnosticou um problema temporário e solicitou ao qRFC Manager no sistema de envio por meio de uma chamada específica de qRFC para agendar um trabalho em lotes para repetição com base no registro na transação SMQR.
ANORETRY
Durante a execução da LUW, a aplicação diagnosticou um erro grave e usou uma chamada qRFC específica para solicitar ao qRFC Manager que cancele o processamento dessa LUW. Informações da aplicação afetada são necessárias para resolver o problema.
MODIFY
O processamento dessa fila está bloqueado temporariamente porque os dados LUW estão sendo modificados.
Tabela ARFCRSTATE
Os seguintes status são apresentados na transação SE16/SE16N:
FINISHED
A LUW relacionada é completamente executada no sistema de destino. O sistema aguarda uma confirmação interna de tRFC/qRFC do sistema de envio antes que essa entrada seja excluída.
HOLD
A aplicação correspondente processou essa LUW em partes e deseja que essa LUW não seja repetida no caso de erros de rede ou comunicação subsequentes (consulte a nota 366869 se houver muitas entradas com esse status).
WCONFIRM
Durante uma execução de LUW, a aplicação solicitou ao tRFC/qRFC Manager para definir o status HOLD. Se a execução da LUW já foi concluída, mas essa aplicação ainda não sinalizou o final lógico da LUW e se a confirmação interna de tRFC/qRFC do sistema de envio foi recebida, essa LUW recebe o status WCONFIRM. Se a respectiva aplicação informar o tRFC/qRFC Manager sobre o final lógico da LUW, essa entrada será excluída (consulte também a nota 366869 para obter mais detalhes).