A exclusão de filas das transações SMQ1 e SMQ2 geralmente é uma má ideia.
Por mais que não gostemos das filas, continua sendo uma má ideia. Aliás, elas estão lá para nos ajudar, ou seja, devemos gostar, e muito delas.
Sempre aconselho a não excluí-las, a menos que você tenha certeza absoluta do que está fazendo e quais consequências ocorrerão.
Se algo foi excluído, geralmente é impossível recuperar os dados.
Lembre-se de que, se você não tiver certeza absoluta do que fazer com uma fila de entrada e/ou saída, poderá salvá-la na transação SMQ3. Como fazer isso está descrito ao final deste documento
Se você suspeitar que algo foi excluído, verifique com a transação SM21 (log do sistema).
Os IDs de mensagens para exclusão são Q2 ou Q2*, dependendo do caso.
O registro do sistema tem uma vida útil determinada. Portanto, você não verá mensagens por muito tempo.
4 Comments
Geraldo,
Filas na SMQ2 com processos que ja foram finalizados (unidades de transporte concluídas por exemplo), que ainda se mantém na fila sendo reprocessadas e apresentando SYSFAIL acabam consumindo recursos de máquina desnecessários. Deletar essas filas é um processo recomendado?
Oi Felipe.
Sim, caso a fila não faça mais sentido, pois o problema por ela apontado já foi resolvido de outra maneira, devemos excluí-la.
Não se esqueça, caso você ainda tenha alguma dúvida, poderá move-la para a SMQ3, onde ela não será mais processada, porém ficará lá armazenada até que um dia você possa traze-la de volta e excluí-la.
Peria, uma dúvida.
Processo de recebimento: quando a msg fica parado na SMQ2 (por algum motivo: Ex: Período fiscal fechado…), será necessário a exclusão da msg e após isso, um estorno da entrada (ADGI) para que poça estar fazendo o processo novamente ?
Oi Fernando, pode ser uma solução, mas deve-se validar com a área de negócio. Outra solução, seria alterar a data do lançamento da fila para o período aberto e fazer o reprocessamento dela.