Após selecionarmos uma opção na tela do SAP Logon, o sistema apresenta a tela abaixo para nos identificarmos.
A Equipe de Basis deve ter enviado a você um usuário e senha para acessar o sistema.
Quando você acessar o sistema pela primeira vez, deverá informar uma nova senha para seu código de usuário.
Para isso clique no ícone “New password” ou “Nova senha” dependendo do idioma.
Se você efetuar o logon mais de uma vez com o mesmo usuário, o sistema exibe uma mensagem de advertência que oferece três opções ao usuário.
A figura abaixo demonstra a estrutura das telas do SAP.
Destaque para a barra de status. Exemplo com a transação XK02 para modificar o fornecedor.
Na barra de status, você tem várias opções para exibição dos dados. Para isto, clique no botão de seleção.
Seguem alguns ícones que são apresentados nas telas do SAP.
Exemplos de como acessar a transação XK01 para cadastrar novos fornecedores.
Para mais detalhes sobre os comandos possíveis, clique no campo de comando e depois acione F1 (help).
As telas abaixo demonstram como criar uma ligação para a transação MMBE. Isso, porém, pode ser feito para qualquer transação.
Ajuda do sistema para cada campo da tela.
Como abrir mais janelas no sistema.
Configuração standard: máximo de 6 janelas.
Matchcode: é a ferramenta de pesquisa de dados mestres específicos para cada campo das telas, conforme definidos no Customizing do sistema.
Exibir o código da transação no menu SAP Easy Access.
Campo obrigatório, tecla e botão ajuda e matchcode.
Para as informações técnicas do campo, coloque o cursor no campo desejado e acione F1 para chamar a ajuda dele. Depois clique no ícone de informações técnicas.
Menu Favoritos.
Para poder incluir, modificar ou excluir pastas e transações do menu Favoritos, você poderá utilizar o botão direito do mouse ou através do próprio menu Favoritos.
Menu Favoritos: inserir pasta.
Clique sobre a pasta Favoritos para marca-la. Com o botão direito do mouse ou através do menu, selecione a opção Inserir pasta.
Menu Favoritos: inserir transação.
Clique sobre a pasta onde você deseja incluir a nova transação, para marca-la. Com o botão direito do mouse ou através do menu, selecione a opção Inserir transação.
Menu Favoritos: modificar descrição da transação.
Clique sobre a transação que você deseja modificar a descrição, para marca-la. Com o botão direito do mouse ou através do menu, selecione a opção Modificar favoritos.
Menu Favoritos: deslocando a transação no menu.
Clique sobre a transação que você deseja desloca-la e segure. Arraste, ainda segurando o mouse, sobre a posição desejada e solte o mouse. A transação ficará na nova posição.
Menu Favoritos: criando uma ligação com o desktop (atalho).
Clique sobre a transação que você deseja criar uma ligação para marca-la. Com o botão direito do mouse ou através do menu, selecione a opção Criar ligação no desktop.
Menu Favoritos: eliminar transação
Clique sobre a transação que você deseja eliminar para marca-la. Com o botão direito do mouse ou através do menu, selecione a opção Eliminar Favoritos.
Menu Favoritos: eliminar todos os favoritos.
Clique sobre o menu Favoritos para marca-lo. Com o botão direito do mouse ou através do menu, selecione a opção Eliminar todos os favoritos.
Exemplo do Menu Favoritos.
Menu Favoritos: download em PC.
Esse processo é muito interessante, pois copia todo o menu de Favoritos de um usuário para outro. Ou, pode-se copiar o menu de um ambiente para outro, por exemplo: de qualidade para produção.
Um cenário muito comum nas empresas é que quando chega um novo funcionário, basta copiar o menu de outro funcionário para ele. Isso ajuda bastante.
Exemplo do arquivo texto com as transações e pastas do menu Favoritos.
Menu Favoritos: upload em PC
Verifique que o menu Favoritos inicial não existe nenhuma pasta ou transação. Após o upload as novas transações ficam disponíveis.
Menu Especialistas.
Toda vez que recorremos aos matchcode é muito interessante que sejam exibidos os códigos das opções, também, pois as vezes as descrições podem se confundir entre si.
Pesquisando transações.
Para que você possa encontrar onde está uma determinada transação no menu SAP Easy Access, você pode executar a transação SEARCH_SAP_MENU.
Exemplo: Onde está a transação ME21N que cria pedidos de compras?
Transações SE16 e SE16N – Consultar dados de Tabelas
Você usa estas transações para acessar as entradas da tabela sem o uso de um programa ABAP. Através destas transações, você pode:
- Exibir dados da tabela
- Exibir todos os valores dos campos da tabela relacionados com os textos dos campos
A primeira tela apresentada é para você poder selecionar os dados que deseja trabalhar. Após informar estes dados, executar a transação para que os dados possam ser apresentados em outra tela.
Para a selecionar as informações que deverão estar disponíveis na tela de seleção, acesse o menu Configurações > Critérios de seleção.
Através do menu Configurações > Parâmetros usuário é possível selecionar que a lista traga os nomes técnicos dos campos ou as descrições deles.
Através do menu Configurações > Formato de lista > Seleção coluna é possível selecionar as informações que deverá estar disponíveis na tela dos dados listados.
A transação SE16N é uma nova versão da SE16. Ela contém mais recursos.
Transações SM30 – Atualização de Visão de Tabelas
Você usa esta transação para atualizar e consultar dados das tabelas e também para poder encontrar o caminho no Customizing da referida tabela, caso a mesma realmente possua esta entrada.
É comum utilizarmos as transações SE16 ou SE16N para consultar tabelas de dados funcionais e a transação SM30 para as tabelas de Customizing.
Caso a configuração ocorra em mais de um caminho no Customizing, o sistema enviará uma tela com todos os caminhos para que possam ser selecionados através de duplo clique ou marcando a linha e clicando no ícone ENTER.
Marque os grupos de compradores desejados para o transporte e clique no ícone de incluir na ordem. O sistema enviará mensagem que as entradas foram marcadas na ordem de transporte gerada.
Salve a inclusão na ordem de transporte e o sistema enviará nova mensagem que a ordem de transporte foi modificada.
Vamos verificar, agora, como é possível acessar o Customizing de maneira rápida, através do próprio campo a ser configurado.
O primeiro passo é acessar a transação que contém a informação a ser configurada. Clique no campo e depois F1 – Ajuda. O sistema irá apresentar a tela de ajuda do campo.
Caso esteja disponível o ícone do Customizing você conseguirá acessá-lo através do mesmo.
Muitas informações contêm este ícone disponível, porém não são todas.
As telas abaixo demonstram este acesso rápido através do grupo de mercadorias contido no registro mestre de materiais. A transação utilizada para consultar o material é a MM03.
Caso a configuração ocorra em mais de um caminho no Customizing, o sistema enviará uma tela com todos os caminhos para que possam ser selecionados através de duplo clique ou marcando a linha e clicando no ícone ENTER.
Também chamadas de ordens de transportes, em português, são utilizadas para efetuar o transporte de alterações, sejam elas de desenvolvimento ou parametrização, de um ambiente para outro, existem dois tipos de Change Requests.
- Workbench: são registradas as modificações efetuadas em objetos do ABAP Workbench.
- Customizing: serão registradas modificações nas configurações do Customizing.
Elas são criadas quando se salva a alteração.
Change requests tem uma estrutura definida e numeração sequencial.
Se houver necessidade de transportar uma change request existem dois modos possíveis:
- Entre clients em diferentes servidores: é necessário efetuar a liberação da request e efetuar o transporte.
- Entre clients de mesmo servidor: é necessário apenas efetuar o transporte.
Vamos descrever um exemplo para um melhor entendimento.
Neste exemplo, o usuário está salvando um novo tipo de pedido de compras. Assim que o comando “Salvar” foi acionado, o sistema enviou a tela de request solicitando a mesma.
Verifique que o sistema já trouxe um número de request que já foi utilizado para a configuração do tipo de requisição de compras. Esta configuração pode ser salva nesta mesma request ou em uma nova. As vezes é interessante gerar todas as configurações em uma única request, outras vezes, não.
Para consultar, modificar ou liberar a request você pode utilizar as transações SE09 ou SE10, disponíveis nos menus abaixo:
SAP Easy Access > Ferramentas > ABAP Workbench > Síntese > SE09 – Workbench Organizer
SAP Easy Access > Ferramentas > Customizing > IMG > SE10 – Transport Organizer (visão ampliada)
Uma request somente pode ser transportada após ser liberada, através dessas transações.
O transporte de uma request pode ser feito através de algumas transações, como por exemplo, a SCC1 e STMS.
Transação SCC1
Esta transação transporta as requests que foram geradas entre dois mandantes (clients) em um sistema.
Você poderá escolher se deseja somente copiar o objeto da request ou incluir as tarefas subordinadas desta request.
SAP Easy Access > Ferramentas > Administração > Administração > Administração de mandantes > Funções especiais > SCC1 – Copiar ordem trasnp.
Transação STMS
SAP Easy Access > Ferramentas > Administração > Transportes > STMS – Transport Management System
Além de todos os módulos do sistema, existe uma particularidade por país, em função dos impostos aplicados.
No SAP quem cuida dessa parte é tratada como Localização.
Nela é descrita a forma que certos dados e processos são tratados em determinados países. Existem notas específicas para as características encontradas no Brasil envolvendo praticamente todos os módulos.
Através desta localização será possível a configuração de todos os processos específicos para o Brasil, como por exemplo, a criação do nível organizacional Filial, os códigos de impostos, nota fiscal e livros fiscais.
Em função da complexidade dos impostos brasileiros, a localização brasileira está dividida nos módulos MM, SD e FI, enquanto nos países com pouca complexidade, a responsabilidade é apenas do módulo FI.
Nos processos existem impostos de entradas (suportado) e saídas (liquidado) e os mesmos têm a seguinte nomenclatura dependendo do idioma.
Sempre que vamos fazer um treinamento sobre SAP, acessamos uma base de treinamento contendo uma empresa fictícia denominada IDES.
É um sistema que contém várias empresas de amostra tipificando os processos de negócio relevantes. É simples de usar e tem uma variedade de dados mestres transacionais. É usado para demonstrações e principalmente treinamentos.
SAP IDES – “Internet Demonstration and Evaluation System” representa uma empresa modelo. É constituída por um grupo internacional com filiais em vários países.
IDES contém dados de aplicativo para vários cenários de negócios que podem ser executados no sistema SAP.
Os processos de negócios no sistema IDES são projetados para corresponder às necessidades de negócios na vida real, e ter acesso a muitas características realistas.
Abaixo segue um exemplo da estrutura organizacional da Empresa IDES da Alemanha e Grã-Bretanha.
28 Comments
Boa noite
Muito bom este artigo e de ótima valia para o momento que estou iniciando no Mundo SAP _ módulo MM.
Irei acompanhar todas suas dicas.
Obrigado Geraldo Peria e parabéns pelo trabalho !
At.,
Claudio Monteiro
Valeu Claudio, muito obrigado e bons estudos.
Grande abraço.
Muito bom! Parabéns!
Muito obrigado, Michelle.
Nossa esse sap é o top já trabalhei 14 anos com ele, e agora estou relendo todos os conteúdos para trabalhar novamente , ele abre muitas portas para trabalho.
Obrigado por esse artigo .
Valeu André… Sucesso
Gostei muito do conteúdo, quero aprender mais sobre esse sistema.
Oi Maiara, muito obrigado.
Parabéns pela iniciativa… Nunca trabalhei no ambiente SAP, mas você mostrou que não tão difícil para quem já usa algum ERP… Quero fazer esse curso assim que retornar ao mercado de trabalho.
Oi Marli, muitíssimo obrigado.
Parabéns excelente conteúdo já trabalhei com o sistema são.
Oi Ana Paula, muito obrigado.
Estou iniciando no SAP e já tirei varias duvidas e personalizei alguns campos com seu artigo, muito obrigado!
Oi Ricardo, muito obrigado.
Boa tarde! Excelente passo a passo!
Poderia me informar se há possibilidade no sistema SAP, de eliminar caracteres como o hifen?
Ex/; ao jogar uma coluna com varios numeros: 4444-1, 4444-2, 4444-3, 4444-4….há um comando que remova o hifen?
Oi Marta, muito obrigado.
Sobre sua dúvida, você pode usar o comando TRANSLATE GV_VARIAVEL USING ‘- ‘ e depois um CONDENSE GV_VARIAVEL NO GAPS.
Abs
me puxa ai no whatssap, +244998320237 preciso mesmo de muita ajuda sua
Olá Geraldo.. muito bom seu conteúdo! Parabéns!
me tira uma dúvida.. no SAP utilizo alguns comandos voltados para financeiro, como FB50, FAGLL03, F-03 etc.. pessoal de T.I fez uma atualização recente e as entradas de dados desses comando ficavam gravadas.. agora não ficam mais.. teria alguma configuração q posso ativar para voltar aparecer os comandos já utilizados? Obrigado!!
Oi Henrique, muito obrigado pelos comentários.
Sobre o sistema gravar os comandos, acredito que você esteja se referindo aos históricos dos campos, correto?
Se for isso, na tela do SAP Logon, selecione “Opções” que fica no canto superior à esquerda. Na sequência acesse o menu Dados locais > Histórico. Marque a opção do campo de status do histórico como “On”.
Abs
boa tarde!
ok Geraldo.. era isso mesmo.. Obrigado!!
Opa, de nada.
Maravilha… vamos em frente
Estou começando a fazer treinamento pelo SAP e aqui tem muita dicas excelente estou gostando muito.
Muito obrigado Geraldo por transmitir seu conhecimento. Grato.
Oi Mariildo, muitíssimo obrigado.
Abs
Boa tarde!
Meu amigo, muito obrigado por compartilhar esse material, são dicas de ouro! Sem palavras o empenho e generosidade por compartilhar.
Grande Abraço.
Obrigado pelas informações vai ser muito útil pra mim!
Show Muito Obrigado pelas dicas, ainda não trab com o SAP mas fiz a academia MM e estou revisando algumas coisas
Parabéns pelo excelente material, super didático.
Parábéns Geraldo! Excelente guia até para quem já usa o SAP há muito tempo.